domingo, 22 de fevereiro de 2009

"A prosa do mundo"

O quanto não é alienígena a entrada de Monteiro na botica do Senhor de Orta, famoso escritor de antigos manuais de catalogação herbária, para a nossa atual forma de entender as coisas.

Interpretador dos signos e segredos. As mensagens que estão no limite, criptografias da realidade, espelhos do mundo. Cada planta está ligada a um planeta; a um humor do corpo; a uma categoria ditada pela sabedoria dos antigos. “O mundo enrolava-se sobre si mesmo: a terra repetindo o céu, os rostos mirando-se nas estrelas e a erva envolvendo nas suas hastes os segredos que serviam ao homem” – eram esses segredos que o Senhor de Orta conhecia. Vendedor de remédios, triacas e panacéias. E num mundo onde tudo é sagrado, místico ou possível, porque não também comerciante de artigos religiosos? – se tudo é religioso, se há por trás de todas as coisas um significado oculto; uma metafísica a ser invocada.

Além das ervas e flores; ungüentos e bálsamos para todas as enfermidades:

Chifre de unicórnio; múmia de enforcados sírios, trazidas por caravanas de judeus; crânio moído; saliva de criança; fezes brancas de cachorro; musgo de osso, óleo de sangue ou excrementos (ótimo para cicatrização) – e outras pequenas e valiosas matérias primas.

A dois dias sua mãe segue a terapia excrementícia do médico pessoal de Dom Paco, recusando a ajuda de sua irmã mais velha. Alegam que ela deixou a vizinha paralítica, por modo de filtros e sortilégios. Disse que diria o que pensa para qualquer um e que a Virgem a inspiraria a falar. Pois foi pela graça da mãe de Deus que conseguiu tudo que fez até hoje. E que inclusive foi por intermédio da graça de Maria que puniu sua vizinha por não ter cumprido parte no combinado de lhe pagar com justeza por trabalhos na sua terra.

Talvez a mãe de Monteiro passe do inverno ou sua velha irmã possa fazer a senhora andar, pedindo diretamente ao diabo se for preciso; pois ela mesmo disse: que pela manhã conversa com a virgem, quando vai trabalhar nos campos; mas a noite fala com o diabo, que por diversas vezes foi leal a seus acordos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário